No próximo sábado, 25, a Novociclo Ambiental lança, em Florianópolis, a campanha Coqueiros Lixo Zero 2015. A empresa é especializada em consultoria de gestão de resíduos e está presente na comunidade através de um projeto de inovação social chamado de Espaço Recicle. Localizado no Parque de Coqueiros, o Espaço atua dentro do conceito Lixo Zero, recebendo e encaminhando corretamente os materiais reaproveitáveis. Segundo Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo, o objetivo da campanha é tornar o bairro de Coqueiros referência mundial na gestão de resíduos sólidos urbanos. “Através da aplicação do conceito dos 3Rs (Reutilizar, Reduzir e Reciclar), nossa meta é reduzir em até 85% o volume de lixo encaminhado ao aterro sanitário até 2015”, explica.
Durante o lançamento da campanha Coqueiros Lixo Zero serão realizadas atividades de educação ambiental, palestras, oficinas de reaproveitamento de materiais, oficinas de compostagem caseira, entre outras. As atividades acontecem no Parque de Coqueiros, das 9h às 16h. Para estimular a participação da comunidade, a Novociclo lança campanha publicitária em outdoor, rádio, entre outras mídias, convidando os moradores para levarem materiais ao Espaço Recicle. Uma equipe também fará abordagem junto aos estabelecimentos comerciais e condomínios, falando sobre os benefícios de aderir ao projeto e esclarecendo dúvidas.
A metodologia Lixo Zero prevê que materiais que usualmente são descartados no lixo comum - ou levados para reciclagem sujos e misturados - sejam encaminhados para usinas e fábricas que os utilizam como matéria prima. Entre os materiais estão: embalagens de papel, plástico, tetrapak, latas de alumínio, garrafas e até óleo de cozinha. “A proposta é reutilizar e reciclar todos os materiais possíveis, reduzindo o lixo enviado ao aterro sanitário a quase zero”, explica Sabatini.
O Espaço Recicle funciona dentro de um container localizado no Parque de Coqueiros, recebendo vários tipos de materiais para serem encaminhados à reciclagem e reutilização. A iniciativa já conta com a participação de aproximadamente 4.500 pessoas e chega a recolher mensalmente cerca de 12 toneladas de material. Mais informações podem ser adquiridas pelo: (48) 3025-1134
(Por Michelle Araújo, Envolverde/Pauta Social, 23/09/2010)