Em reunião nesta quinta-feira, 23, o prefeito José Fortunati anunciou que o projeto Portais da Cidade se mantém com a mesma modelagem original, com quatro estações: Cairu, Azenha, Triângulo e Cristal. O projeto compreende, ainda, corredores exclusivos de ônibus em estações elevadas e veículos com pisos elevados na Sertório, Farrapos, João Pessoa-Azenha, Borges de Medeiros até o Cristal, além da inclusão dos corredores por intermédio da Matriz de Responsabilidades, assinado com o Governo Federal, via Protásio Alves e Bento Gonçalves.
Segundo o prefeito, neste momento, a prefeitura está formalizando a posição à Corporação Andina de Fomento (CAF). Fortunati também solicitará ao CAF que envie, o mais rápido possível, uma missão técnica a Porto Alegre para discutir ajustes técnicos e dar continuidade às próximas etapas do projeto. Após essas definições, irá solicitar ao Tesouro Nacional para que envie ao Senado a autorização de empréstimo de 100 milhões de dólares, parte dos recursos necessários para viabilização do projeto.
Fortunati destacou que o projeto Portais é uma das obras prioritárias para a qualificação do transporte público da cidade visando à Copa 2014.
(Prefeitura de Porto Alegre, 23/09/2010)