Os ecopontos da cidade de São Paulo registraram aumento na quantidade de entulhos recebidos após a elevação da multa por descarte ilegal de R$ 500 para R$ 12 mil. Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, o número de caçambas recolhidas por mês subiu de 300 para 650, em média.
A elevação do valor da multa foi anunciada pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) no fim do mês de julho. Com a legislação mais rigorosa, que também prevê a apreensão do veículo utilizado para transportar o material, a administração ganhou mais uma arma para combater o descarte irregular, afirmou a subprefeitura.
Para identificar os infratores, as 31 subprefeituras de São Paulo realizam blitze regularmente. Desde então, a prefeitura já aplicou 40 multas.
A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras alerta que a população pode denunciar por meio de denúncias feitas pelo telefone 156 ou pelo Disque Limpeza: 0800-727-02-11. Também pode utilizar o site da prefeitura (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/) ou se dirigir às praças de atendimento das subprefeituras.
A prefeitura conta atualmente com 38 ecopontos espalhados pela capital paulista. As pessoas podem deixar, diariamente, até um metro cúbico de entulho por dia (corresponde a uma caixa d'água de mil litros), além de grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.
(Folha.com, 23/09/2010)