No Dia Mundial Sem Meu Carro, promovido ontem, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing lançaram o Projeto Carona Legal na sede da ESPM, na Capital. O projeto tem como objetivo incentivar a socialização da população, a melhoria do trânsito e a preservação do meio ambiente, com menor emissão de gases poluentes.
Para incentivar a adesão ao projeto, foi criado um sistema integrado ao site da ESPM com o intuito de informar e cadastrar alunos interessados na prática da carona. O endereço de acesso aos interessados é http://caronalegal.espm.br.
Conforme o presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, a ideia é que outras universidades e empresas se integrem à parceria. "É muito difícil oferecer carona para uma pessoa desconhecida. Por esse motivo, estaremos disponibilizando via Intranet para as empresas um sistema integrado que irá ofertar a busca de carona para pessoas que se deslocam para um mesmo local", explicou ele. "Os alunos da ESPM terão a possibilidade de saber se algum vizinho ou estudante da escola mora perto ou precisa de carona", observou.
Outro objetivo do projeto é, através da cultura da carona, estimular a socialização dos alunos e a segurança no transporte entre a residência e a faculdade, melhorando o trânsito da cidade. A estudante de Publicidade e Propaganda Thamyne Sommer considerou positiva a iniciativa. "É uma proposta legal e acredito que terá resultados. Eu já tenho esse hábito, pois costumo dar carona para o meu vizinho quando vamos para a ESPM", contou ela.
O diretor-geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Richard Lucht, explica que a instituição aposta em ações de responsabilidade social e na geração de conhecimento. "O projeto vem ao encontro dos nossos valores. Acreditamos que a atitude somente acontece de forma plena quando as pessoas compartilham de nossas crenças", manifestou. Na ocasião, foram entregues manuais explicativos com textos e fotos orientando sobre as ações do projeto. "O simples ato de dar carona ajuda a diminuir o número de carros nas ruas e cria a possibilidade de aproximar colegas e vizinhos", ressaltou Capellari.
O Projeto Carona Legal acontece dentro da Semana Nacional do Trânsito. O tema deste ano é o uso do cinto de segurança e da cadeirinha, e abordará ações educativas que visam reduzir conflitos no trânsito.
(Correio do Povo, 23/09/2010)