A primavera, conhecida popularmente por ser a estação das flores e, na meteorologia, por ser a estação dos temporais, começou oficialmente às 00h09min de hoje. Diferentemente do ano passado, em 2010 a primavera não será tão chuvosa e terá as altas temperaturas como marca.
Conforme a Somar Meteorologia, a ocorrência do fenômeno La Niña (resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico) ocasionará um atraso no início das chuvas. "Em anos de La Niña observam-se meses chuvosos alternados com meses mais secos. No fim das contas, estas alternâncias farão com que a estação seja mais seca que o normal em boa parte do País", afirma a empresa.
A variação também deverá ocorrer na temperatura, com a ocorrência de picos de calor permeados por dias de clima mais ameno. Segundo a MetSul Meteorologia, para o Estado, a perspectiva é que a chuva seja mais irregular no decorrer da estação, não se descartando até mesmo problemas de escassez de precipitação no período mais próximo do verão, que terá um risco acentuado de estiagem em 2011. Apesar disso, espera-se que ao longo da primavera possam ocorrer episódios de chuva em grande volume, porém mais localizados ou regionalizados.
A partir de novembro (e especialmente na primeira quinzena de dezembro), as características climáticas se aproximarão das registradas no verão. Nesta época se tornam mais frequentes os temporais de fim de tarde e início de noite, causados pelo calor diurno e pela umidade. Ontem, a maior temperatura registrada no Rio Grande do Sul foi de 25,5 graus. Na Capital, a máxima ficou em 23 graus.
(JC-RS, 23/09/2010)