Com a inauguração, amanhã, de sua planta de eteno verde (produzido a partir da cana-de-açúcar), em Triunfo, a Braskem aumenta sua demanda por etanol e cria seu Código de Conduta para Fornecedores de Etanol. A iniciativa tem como objetivo orientar todas as empresas fornecedoras desse insumo e estabelecer boas práticas socioambientais a serem seguidas em todo processo produtivo.
Os fornecedores devem observar os requisitos socioambientais na produção do etanol, assegurando a sustentabilidade do processo produtivo desde a origem da matéria-prima até o produto final. Serão tomadas medidas em relação a queimadas, biodiversidade, boas práticas ambientais, direitos humanos e trabalhistas e análise do ciclo de vida do produto.
"A receptividade ao código tem sido muito positiva, a partir da percepção dos nossos fornecedores de que o compromisso com a sustentabilidade da cadeia é de interesse de todos os seus elos e vai ao encontro das exigências da sociedade", diz o responsável por Suprimentos e Matérias-Primas na Unidade de Petroquímicos Básicos da Braskem, Hardi Schuck.
A companhia é a maior consumidora industrial de etanol do Brasil, utilizando cerca de 700 milhões de litros por ano destinados à produção de polietileno verde (derivado do eteno) e do ETBE - bioaditivo para combustível. A maior parte dessa demanda é suprida através de contratos com os principais fornecedores de etanol do País.
O documento tem como base o respeito às leis brasileiras e segue como modelo as iniciativas do Protocolo Agroambiental do estado de São Paulo, no Pacto Global da ONU, no Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar e no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho no setor canavieiro. Esses documentos têm em vista a garantia de direitos e melhor qualidade de vida para os trabalhadores da lavoura e o controle dos impactos ambientais da cadeia do etanol. A Braskem fará visitas periódicas às unidades produtoras de seus fornecedores com o intuito de avaliar e acompanhar todas as obrigações assumidas.
A inauguração da unidade petroquímica verde da Braskem em Triunfo contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Com investimentos na ordem de R$ 500 milhões, a planta produzirá 200 mil toneladas anuais de eteno verde, que serão transformadas em um volume equivalente de plástico.
(Por Marcelo Ribeiro, JC-RS, 23/09/2010)