O vereador Beto Moesch (PP) conclama todos os porto-alegrenses a aderirem ao Dia Mundial Sem Carro, que ocorre nesta quarta-feira, 22 de setembro. O objetivo da data é despertar a população para a importância do combate à poluição do ar e à emissão de gases de efeito estufa, estimulando o uso de transportes coletivos e não motorizados.
“Cerca de 70% da poluição atmosférica de Porto Alegre provém dos automóveis”, afirma Moesch. Ele também informa que são gastos aproximadamente R$ 459,2 milhões anuais para tratar sequelas respiratórias e cardiovasculares das vítimas da poluição veicular em seis das principais metrópoles brasileiras.
Notícias recentemente veiculadas dão conta de que a capital gaúcha não comporta mais o volume de carros que circula diariamente. Segundo as estatísticas, existe um carro para cada dois habitantes. Conforme dados do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Detran), são 671.772 veículos registrados na cidade, um aumento de 12.354 carros em comparação a 2009. Os dados correspondem à aquisição de veículos até junho de 2010, o que dá uma média de quase 70 carros novos registrados por dia no município.
“Por isso, amanhã, deixe o carro na garagem e prefira deslocamentos através de carona, a pé, de bicicleta e com transportes coletivos - ou aproveite para regular o motor de seu automóvel”, incentiva Beto.
(Por Helena Moreira Dutra, Gabinete do vereador Beto Moesch, 21/09/2010)