A área cultivada com eucalipto no Brasil cresceu 40% desde 2004. Nos últimos dois anos, o setor viveu um período de estagnação por causa da crise financeira internacional, mas agora volta a despertar o interesse dos produtores.
São José dos Campos é uma das áreas dedicadas à plantação de eucaliptos no interior de São Paulo. O cultivo é feito pelas indústrias de papel e celulose ou por produtores rurais que trabalham no sistema de integração com as empresas. Somente a maior companhia do setor tem hoje, em São Paulo, mais de 200 agricultores com este tipo de contrato.
O produtor rural Baltazar de Oliveira Ferreira apostou na plantação de eucaliptos em 2003. Na época ele já tinha tentado outras culturas, sem sucesso. Agora ele olha para a plantação e já sonha com o primeiro corte dos eucaliptos, que deve ocorrer depois de sete anos de espera. 2011 será época de colher os frutos do novo investimento.
Por causa de produtores como ele, São Paulo é hoje o segundo Estado com a maior área de florestas plantadas no país. Atualmente no Brasil, existem mais de 4,5 milhões de hectares de eucalipto. De 2004 até agora houve crescimento de 40% no número de áreas plantadas. A expectativa para os próximos anos é, também, de expansão.
– Após a recuperação da crise e em 2010 o setor voltou a crescer, projetos de ampliação de novas unidades foram retomados. Pretendemos nos próximos cinco anos crescer e atingir 8 milhões no quinto ano – projeta o diretor executivo da Associação Brasileira de Florestas Plantadas, César Augusto dos Reis.
(Por Kellen Severo, Canal Rural, 21/09/2010)