Veículos, bares, boates e indústrias de Santa Cruz do Sul devem ficar mais atentos quanto ao barulho acima do permitido em lei. A Prefeitura está concluindo a capacitação técnica de agentes para o controle e fiscalização das atividades que causam poluição sonora, que em breve contará com três aparelhos decibelímetros, utilizados para medição de nível de ruído.
O Secretário Executivo de Meio Ambiente e Saneamento, José Francisco Antunes, explica que a ideia é trabalhar em parceria com a Brigada Militar para fiscalizar, notificar e se necessário autuar proprietários de fontes que possam provocar barulho em demasia. “Estamos realizando a doação de dois decibelímetros para a Brigada, que ficará responsável por fiscalizar a parte de trânsito que abrange ruídos e som automotivo, enquanto a Secretária de Meio Ambiente se encarrega de bares, boates e ruídos industriais”, disse.
Durante essa terça-feira, 21, no Auditório da SMEC, seis policiais militares e quatro funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento participaram das aulas, e puderam conhecer o uso e operação corretos dos decibelímetros. As aulas foram ministradas através do Laboratório Especializado em Eletro Eletrônica da PUC-RS (LABELO).
(Gazeta do Sul, 21/09/2010)