O rio mais longo e um dos mais importantes da Ásia e da China, o Yangtze foi poluído em 2009 com 33 bilhões de toneladas de águas residuais, segundo o porta-voz do Comitê de Recursos Hídricos do Rio Yangtze, Xu Deyi, citado nesta terça-feira pela agência oficial de notícias Xinhua.
O rio, o terceiro mais longo do mundo após o Amazonas e o Nilo, cujo curso de mais de 6.000 km passa unicamente pela China, sofre a poluição de águas residuais há décadas.
Nos anos 70 foram derramadas cerca de 9,5 bilhões de toneladas, nos 80 aproximadamente 15 bilhões e entre meados e final dos anos 90 o volume chegou a 20 bilhões.
O Yangtze será a coluna vertebral do maior projeto de transposição da China, já que suas águas serão desviadas rumo ao árido norte do país, em projeto que vai causar o deslocamento de cerca de 330 mil moradores das províncias centrais de Hubei e Henan até 2014.
Este é o maior despejo que vive a China depois da construção da represa das Três Gargantas, que, em 18 anos, até 2008, fez com que 1,4 milhão de pessoas saíssem de suas casas.
A escassez e contaminação das águas é um dos problemas mais graves enfrentados pela China, um dos países mais poluídos do mundo.
(Efe, Folha.com, 21/09/2010)