Elas embelezam e deixam a cidade mais colorida. Podem ser grandes ou pequenas e estão por todas as partes: nas ruas, nos parques, nas praças e nas casas. Trazem consigo a sensação agradável do vento refrescante que bate no rosto em dias quentes e primaveris. São as árvores que, neste 21 de setembro, têm seu dia consagrado, a partir da instituição da lei 55.795, de 1965, pelo governo federal.
Porto Alegre é reconhecida nacional e internacionalmente como uma das metrópoles mais arborizadas do país. São 1,2 milhão de árvores plantadas em vias públicas, além das milhares que estão nas praças e nos parques, bem como em áreas particulares e de proteção ambiental. Segundo o supervisor de Praças, Parques e Jardins da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), Carlos Rodrigues Py, até o início de setembro deste ano já foram plantadas 15 mil árvores das mais variadas espécies nas cinco zonas da cidade: Norte, Centro, Leste, Sul e Extremo Sul. "A secretaria tem a meta de plantar 10 mil árvores por ano e em 2010 já superamos esse número", comemora Py.
A arborização na Capital se iniciou na metade do século passado. "Porto Alegre não tinha muitas árvores há cem anos atrás", contou o coordenador do Plano Diretor de Arborização Urbana da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Luiz Antônio Piccoli. De acordo com ele, a partir da década de 20 a cidade começou a ser enfeitada com as árvores. No entanto, pelos levantamentos da Smam, figueiras apareceram anteriormente. "Nossos estudos indicam que as figueiras são árvores centenárias na cidade. O restante do que temos hoje, como as paineiras, os angicos e os ipês começaram a ser plantados em meados de 1927", informa.
A maioria das figueiras pode ser vista na zona Sul. Apesar de serem consideradas árvores centenárias, é difícil de reconhecer a planta-mãe. "Elas vão se renovando a cada mês. Hoje, em nossas vistorias, percebemos que muitas sementes caem na terra e vão germinando e crescendo naturalmente, junto com outras árvores", explica Luiz Antônio Piccoli.
Por ser uma cidade muito arborizada, Porto Alegre chama a atenção de moradores e também de turistas e de quem vem a passeio ou a trabalho. A dona de casa Maria Edi Ribeiro, moradora do município de Taquara, contou que sempre que vem para um compromisso no Centro da cidade aproveita para sentar-se na Praça da Alfândega. "Eu adoro as árvores porque pertencem à natureza. Na minha casa, sempre pela manhã, sento-me embaixo delas para tomar chimarrão", conta.
Para o artesão Dirceu Tigik, que há 10 anos trabalha em uma banca no entorno da Praça da Matriz, as árvores trazem paz para o seu trabalho. "Porto Alegre é uma cidade muito arborizada. Nós dependemos das árvores para respirar, além de ser um contraste bonito quando elas ficam ao lado de prédios", destaca.
As árvores mais comuns em Porto Alegre são as extremosas, os ligustros, as tipuanas, os ipês, os plátanos e os jacarandás, que começam a florescer no final deste mês e embelezam a cidade com suas flores roxas. O Dia da Árvore precede em dois dias a chegada da primavera, à 0h09min (horário de Brasília), nesta quinta-feira.
(Por MARCELE SAFFI, Correio do Povo, 21/09/2010)