Como você sabe, Valter Cardeal é vice-presidente da Eletrobrás, a estatal federal de energia que concedeu aquele patrocínio de R$ 50 mil para o rapaz que disputou o campeonato de Motocross e que pagou 20% de "taxa de sucesso" para um dos bad boys de Erenice Guerra e Dilma Roussef na Casa Civil.
Cardeal, ex-diretor da CEEE ao tempo em que Dilma era secretária de Minas e Energia, é homem de confiança da candidata petista à sucessão de Lula.O empreendedor da usina descrita a seguir não é Valter Cardeal, mas Edgar Cardeal, que também se interessa muito por energia, no caso a eólica. O sucesso da usina que ele quer tocafr, dependerá visceralmente do que fizer a Eletrobrás. Aliás, a usina de Pinheiro Machado só está saindo porque a estatal federal Eletrosul é parceira do empreendimento.
Representantes da parceria EC Brasil (Energias Complementares do Brasil) e Eletrosul se reuniram na quinta-feira com o prefeito de Pinheiro Machado,RS, Luiz Fernando Leivas (PT) e o vice, José Antônio Rosa.
Conforme Rosa, a EC Brasil deu um importante passo para a realização do parque eólico na cidade.
-Em parceria com a Eletrosul, a empresa tem a possibilidade do uso dos dados anemômetros da torre instalada há cerca de dois anos, afirma.
O sócio da EC Brasil, Edgar Cardeal, informou que esta parceria possibilita a empresa de participar do próximo leilão de energias ainda este ano, e não mais em 2012 como previam os membros da organização. Ele demonstrou interesse da empresa em tornar o parque eólico uma realidade.
O prefeito Leivas enfatiza que este é o maior projeto da história de Pinheiro Machado.
- O governo municipal vem se dedicando inteiramente na negociação através do nosso vice-prefeito com os proprietários onde serão instaladas as torres. Este investimento vai transformar a cidade, porque deve atrair R$1 bi e gerar mais de mil empregos diretos na fase de construção dos parques, conclui.
(Blog Políbio Braga, 20/09/2010)