O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, assinou, nesta quarta-feira (16), termo de contrato com a empresa Infra-Geo Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente Ltda, que será a responsável pela elaboração do Plano de Bacia do rio Passo Fundo. A empresa venceu a licitação e terá 360 dias para a execução do projeto, que custará R$ 383.117,26.
Além do secretário, estiveram presentes no ato de assinatura o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, professor Claud Goellner, o engenheiro civil Luís Eduardo Formigheri e a engenheira civil Maristâni Spannenberg Formigheri, ambos da empresa Infra-Geo. Segundo o secretário, na área dos recursos hídricos, o governo do Estado tem investido muito em parcerias com os comitês de bacias. O plano é considerado o principal instrumento de planejamento estratégico dentro de uma bacia hidrográfica. “O plano de bacia, além de implementar uma ferramenta ambiental e social, constitui-se num instrumento para a implantação de políticas públicas, saneamento e desenvolvimento sustentável,” declarou o secretário.
Giancarlo ressaltou, ainda, que além da contratação da empresa, o levantamento de disponibilidade hídrica no Estado está sendo realizado e que o Cadastro de Usuários da Água entrará em funcionamento no próximo dia 28 de setembro. Já Goellner ressaltou a importância da assinatura tendo em vista que o plano representa um grande avanço nas ações do comitê, pois o estudo apontará a situação atual dos recursos hídricos e norteará as ações de preservação para garantir a sustentabilidade ambiental da região.
(Sema, 16/09/2010)