Após uma ligação anônima, o Grupo de Policiamento Ambiental do Vale do Taquari constatou, ontem, um vazamento de 50 litros de óleo no Rio Taquari, em Estrela, decorrente de uma draga, que naufragou na madrugada de domingo para segunda-feira. Conforme o comandante do grupo, sargento Anestor José de Moura, o vazamento está estancado, e, agora, a preocupação é com a quantidade de óleo presente nos tanques que estão submersos. “Ainda restam aproximadamente mil litros no compartimento”, diz Moura.
O órgão efetuou uma comunicação de ocorrência para apurar a causa do problema, e contou com o apoio da Geoambiental para avaliar os riscos. “A princípio, não existe risco ambiental. Teria se a água entrasse nos tanques, mas como foi tudo vedado, não existe problema maior”, afirma Afonso Kich, que acompanha o monitoramento da situação pela Geoambiental. Ainda conforme ele, “toda área foi avaliada, e não foram detectados danos”.
A empresa responsável pela draga informa que o problema que ocasionou o derrame foi em uma das válvulas da praça de máquinas. “A tripulação identificou a falha, e o comandante achou melhor levar a embarcação para a margem, para evitar que ela afundasse completamente”, afirma um dos responsáveis pela empresa, que pediu para não ser identificado. Ele ainda informa que já estão sendo tomadas providências. “Nós estamos aliviando a carga da draga, e esperamos que durante a semana consigamos fazê-la flutuar novamente. Estamos esperando também a aprovação de um pedido para baixar o nível do rio, o que facilitaria o processo”, completa.
A Marinha do Brasil também está investigando os fatos que ocasionaram o naufrágio. A informação é que será aberto um inquérito administrativo para apurar a causa do incidente.
(Por Camila Dal Pian, O Informativo do Vale, 15/09/2010)