Ex-chefe do Serviço Civil do Reino Unido, Lord Turnbull afirmou que novos líderes são necessários para reconstruir a confiança do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU, na sigla em inglês), perdida depois de vir à tona o escândalo Climagate e a projeção equivocada do degelo do Himalaia.
O comentário consta em relatório publicado pelo "think-tank" Global Warming Policy Foundation (GWPF) sobre o Climagate, em que cientistas da universidade britânica de East Anglia foram acusados de manipular dados sobre mudanças climáticas.
A mudança na liderança do IPCC também é uma recomendação feita anteriormente pelo IAC (Conselho Interacademias, na sigla em inglês), que agrega os mais representativos acadêmicos do mundo.
Rajendra Pachauri, que está em seu segundo mandato à frente do IPCC e ocupa a presidência desde 2002, tem sido duramente criticado, principalmente pela polêmica em torno do Himalaia. Ele acredita que o assunto está sendo manipulado e usado contra ele por cientistas patrocinados pelas indústrias.
O futuro de Pachuari deve ser determinado durante na reunião do IPCC que acontece na cidade sul-coreana de Busan, no próximo mês --prevê-se que representantes de governos tomem decisões definitivas sobre a reforma do painel.
(Folha.com, 14/09/2010)