O diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, vai apresentar na próxima terça-feira (14), às 11h, no Plenarinho, a Plataforma Ambientalista para o Brasil que a entidade está lançando em todo o país.
Já lançado em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, dirigido especialmente aos candidatos a cargos eletivos, principalmente dos Executivos, o documento foi produzido com o objetivo de apresentar as principais questões ambientais da atualidade que precisam ser discutidas, respondidas e solucionadas pelos próximos dirigentes do país. Além disto, é um instrumento de apoio ao cidadão na busca do compromisso de seus candidatos que também podem utilizá-la e incorporar os temas em seu Plano de Governo.
“Os eleitores precisam cobrar de todos os candidatos uma atenção especial a uma agenda socioambiental que atenda as necessidades da população para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Este é o momento de cobrar atitudes concretas para a conservação ambiental e fazer cumprir a Constituição Federal Brasileira”, afirmou Mantovani em visita aoParlamento gaúcho em 11 de agosto, quando foi recebido na Casa pelo deputado Adão Villaverde (PT).
O documento também será apresentado em outras cidades: Belo Horizonte (15/09), Fortaleza (21/09), Salvador (27/09) e Recife (29/09), sempre com eventos nas Assembleias Legislativas em cada estado. “O objetivo da mobilização nas Assembleias Legislativas estaduais é que a Frente Parlamentar Ambientalista deixe de ter atuação concentrada em Brasília e passe a atuar propositivamente também nos estados, visando evitar iniciativas como a Lei da Mata Seca, de Minas Gerais, ou a lei de Santa Catarina sobre o código ambiental, que geraram uma instabilidade não só pra legislação do estado, mas para a legislação nacional”, destaca Mantovani.
Ele também anunciou que em 2011 deve ser lançado, oficialmente, o capítulo estadual desta frente parlamentar no Rio Grande do Sul.
As discussões sobre a Plataforma também ocorrem na internet: no hotsite interativo da campanha, os interessados podem ter acesso ao texto da Plataforma e ver quais candidatos manifestaram apoio ao documento.
(Por André Pereira, AL-RS, 09/09/2010)