Autor da emenda sobre a orla do Guaíba, o vereador Airto Ferronato defende a derrubada do veto, fixando o limite de 60 metros, mas poupando as áreas já consolidadas:
Zero Hora – Por que o veto deve ser derrubado?
Airto Ferronato – Porque esta emenda representa uma importante proposta para a cidade. Na avaliação do pensamento médio do cidadão de Porto Alegre temos ampla maioria favorável a preservar 60 metros da orla.
ZH – Há um consenso de que a orla deve ser preservada, mas a proposta, como está, atinge também as edificações já existentes. Se for confirmada, se criaria um problema, não?
Ferronato – Houve um equívoco na análise que foi feita pela comissão que tratou do tema. A comissão estabeleceu que no Plano Diretor se escrevesse apenas as diretrizes estratégicas. Quando eu apresentei a proposta, ela tinha parágrafos. E um deles dizia que seriam preservadas as construções já existentes.
ZH – Se o veto for mantido, o senhor acha que a orla corre risco?
Ferronato – Acho que é uma medida que facilita a vida do Poder Executivo. Melhora também as condições para a própria construção civil de Porto Alegre. Por outro lado, ela também garante, para o cidadão de Porto Alegre, uma visão de que a orla será preservada agora e no futuro. Ela também assegura a quem já está com suas edificações na orla a sua permanência.
(Por Gustavo Azevedo e Maicon Bock, Zero Hora, 08/09/2010)