Foi realizado hoje, 2, na Univates, o segundo seminário “Viva o Taquari Vivo”, integrando a Semana Acadêmica do Curso de Biologia, que se desenvolve entre os dias 1º e 5 de setembro. A programação contou com a apresentação da ação, a cargo da bióloga Cátia Viviane Gonçalves e do vice-presidente de Responsabilidade Social da Acil, Gilberto Soares. Em seguida, foi realizada palestra com o biólogo Marco Majolo e apresentação das peças teatrais “Briga de Reis” e “Conectando Ciclos e Pessoas”.
Após exibir um vídeo sobre os problemas da poluição e a importância das ações individuais, Soares, que apresentou o projeto a alunos de 5ª série do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, explicou sobre a colonização da região do Vale do Taquari. “Vocês acham que viemos para cá por que o Taquari estava aqui ou o Taquari veio para cá por que estávamos aqui?”, questionou. “Hoje sabemos que o rio é mais importante que o petróleo. Se futuramente houver grandes brigas, será por causa da água”, salientou o vice-presidente.
Encerrando as atividades, no turno da noite, foi realizado o momento do empresário, no salão de eventos da Acil. A atividade auxiliou as empresas a esclarecerem suas dúvidas quanto à questão ambiental. O integrante da Divisão de Assessoramento Técnico do MP-RS, arquiteto André Huyer, palestrou sobre o tema “Urbanismo e Meio Ambiente:
Adequação do Plano Diretor à Legislação Ambiental”.
Em seguida, foi promovida a mesa redonda intitulada “Aspectos práticos para o Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Diversos”, que contou com a participação de diversas autoridades da região. O seminário teve o patrocínio da Corsan e da Sorvebom e o apoio da secretaria do Meio Ambiente de Lajeado e da Agea Marketing e Comunicação.
(Gazeta do Sul, 03/09/2010)