A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) iniciou nesta semana o monitoramento da concentração de monóxido de carbono (CO) no ar de Porto Alegre, encontrado nas cidades devido à emissão veicular. O CO é um gás incolor e inodoro resultante da queima incompleta de combustíveis de origem orgânica.
O analisador de CO está instalado na Estação Azenha, na Praça Princesa Isabel. Os resultados serão divulgados semanalmente, na sexta-feira, no site da Smam. “O equipamento foi adquirido por meio do Fundo Municipal Pró-Defesa do Meio Ambiente e mede a concentração de CO no ambiente de forma contínua”, explica o secretário da Smam, Professor Garcia.
Segundo a Resolução n° 03/90 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a concentração média, em oito horas, não deve exceder 9 ppm do poluente, mais de uma vez no ano; ou a concentração média, em uma hora, não deve exceder 35 ppm, mais de uma vez no ano.
Educação Ambiental - Para a redução da emissão de CO, a Smam defende a diminuição da emissão de poluentes atmosféricos pelos veículos automotores em geral, incentivando o uso de combustíveis menos poluentes, como o gás natural veicular.
“A população pode colaborar, e muito, para qualidade do nosso ar, mantendo os veículos regulados, com sistema de descarga em condições, utilizando transporte coletivo, evitando áreas de congestionamentos e andando a pé ou de bicicleta, sempre que possível”, destaca Garcia.
(Prefeitura de Porto Alegre, 02/09/2010)