Faltou tempo para saciar toda a curiosidade do público que lotou o Teatro do CIEE, ontem pela manhã, na Capital, ávido por respostas do presidente do Santander Brasil, Fábio Barbosa.
Palestrante do colóquio Como construir negócios sustentáveis e formar uma geração consciente, Barbosa deu lições sobre formas de conciliar rentabilidade com ações ambientais, éticas e transparentes.
Grupos pautados não apenas pelo resultado de curto prazo estão mais aptos a trilhar o caminho da perpetuação e se tornam até mais valorizados no mercado financeiro, ensinou o executivo, diante de 420 jovens empresários e estudantes da Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos que visa à promoção do empreendedorismo na juventude.
– Não existe dilema entre sustentabilidade e lucro – sentencia Barbosa.
Conhecido como um líder que vem conseguindo aplicar os conceitos de sustentabilidade na gestão dos negócios, Barbosa fez uma apresentação do tema e respondeu a perguntas de empresários e executivos.
O grande ativo de uma organização é contar com valores que irão garantir a perenização da empresa, pontifica Barbosa. Adepto do conceito de que a transformação do mundo depende da atitude de cada um, o executivo, que também preside a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), prega a sustentabilidade como uma estratégia de negócio, uma consciência que deve estar impregnada e ser praticada no dia a dia das empresas e não apenas estar presente em atitudes esporádicas e compensatórias, sob pena de ser desmascarada mais cedo ou mais tarde.
– As empresas não podem mais falar uma coisa e fazer outra. Com o tempo, a verdade se impõe – enfatiza Barbosa.
(Zero Hora, 01/09/2010)