"Uma situação muito Grave". Foi como definiu o Advogado Onir Araújo a situação vivida atualmente pelo primeiro quilombo urbano reconhecido e titulado no Brasil, o Quilombo dos Silva, localizada no Bairro Três figueiras, Porto Alegre .
Segundo o advogado, os quilombolas estão sendo diariamente perseguidos e ameaçados por policiais militares, que usam abuso de autoridade, revistando rotineiramente os jovens e adultos. "Entendo que a revista seja um procedimento normal, mas quando ela começa a ser seletiva é por que algo de errado esta acontecendo", afirma Onir.
Na última quarta-feira, 25 de agosto, Lorivaldino da Silva (presidente da Associação do quilombo) passeava com o neto em frente à entrada do quilombo quando foi abordado por policiais militares. Paulo Ricardo Dutra Pacheco, seu cunhado, interveio pedindo respeito aos quilombolas. A partir daí, foi perseguido e agredido, sendo e retirado à força de sua casa na frente da mulher e dos filhos pelos soldados.
O advogado afirma que o caso já foi denunciado ao Ministério Público Estadual, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa e ao Comitê de Combate à Tortura. Duas ocorrências policiais foram registradas sob os números 6552 e 6554 de 2010, na 8ª Delegacia de Polícia, pedindo providências contra possíveis arbitrariedades e violência por parte dos policiais. Um Termo Circunstanciado de número 2674402 foi feito no 11° BPM.
(Adital, 31/08/2010)