Os representantes dos 39 galpões de reciclagem do Rio Grande do Sul selecionados pelo Instituto Vonpar - entidade mantida pela holding Vonpar, que atua nos setores de bebidas e alimentos – para receber financiamento em 2010 assinaram contrato nesta sexta-feira (27/08) para formalizar a parceria que envolve a Rede Parceria Social, do Governo do Estado.
O encontro ocorreu pela manhã na sede da unidade Assis Brasil da Vonpar Bebibas, contando com a presença do diretor executivo do Instituto Vonpar, Léo Voigt. Ao todo, serão mais de R$ 460 mil para fomentar projetos envolvendo mil recicladores de 22 cidades. Selecionados por meio de Edital, as unidades populares de reciclagem receberão cooperação técnica e financeira, além de capacitação. Nas unidades melhor estruturadas, no Vale do Rio dos Sinos, haverá investimentos em tecnologia de reprocessamento de plásticos, financiado pela Braskem.
Sobre o Instituto Vonpar
O Instituto Vonpar funciona como uma agência de cooperação técnica e financeira, identificando projetos de empreendedorismopopular (como galpões e associações de reciclagem) e financiando o fortalecimento destas organizações de trabalho e renda, por meio de recursos não-reembolsáveis, capacitação e apoio gerencial. A sua criação teve base nos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, documento assinado por representantes de 189 países em 2000 durante a Cúpula do Milênio da ONU no qual assumem um compromisso pela sustentabilidade do planeta. Com atuação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o Instituto tem por objetivo contribuir para a inclusão de pessoas em situação de risco, por meio do fomento à geração de renda e o empreendedorismo nas periferias urbanas. E vale-se da reciclagem como meio de promoção humana, desenvolvimento social e preservação ambiental.
No primeiro ano de atividades, as unidades de reciclagem beneficiadas apresentaram indicadores econômicos e de produção animadores, atingindo 28% de incremento na renda média dos associados nos galpões apoiados e a expansão de 7% no número de vagas de trabalho, além do aumento de também 7% no volume de materiais processados.