O Jardim Lutzenberger, localizado há 7 anos no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, no centro de Porto Alegre, inaugurou nesta segunda-feira (30/ago) novo mobiliário produzido com madeira de plásticos reciclados. O espaço, criado em homenagem ao ambientalista gaúcho José Antonio Lutzenberger, com ampla diversidade de espécies botânicas, recebeu novos bancos, mesa, composteira, vasos e lixeiras, agregando mais conforto e visual para o jardim ao mesmo tempo em que divulga a alternativa para reaproveitamento de lixo plástico.
Os móveis foram doados pela Acinplas/Suzuki Recicladora em parceria com a Braskem. Os produtos são fabricados com matéria-prima descartada de indústrias transformadoras de plástico. A tecnologia capaz de reciclar plástico sujo e úmido a um custo relativamente baixo foi desenvolvida pela unidade de reciclagem da Suzuki, sócia do pool de empresas da Acinplas, líder nacional na transformação de embalagens plásticas para frutas e verduras com sede no Rio Grande do Sul.
A Braskem é parceira do Jardim Lutz há dois anos e trabalha aportando os recursos necessários para cuidados e manutenção contínua do Jardim.
Perfil
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 29 plantas industriais distribuídas pelo Brasil e Estados Unidos, a empresa produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.