O projeto recebido na manhã desta segunda-feira pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, como sugestão à revitalização da orla do Guaíba, prevista no conjunto de obras para a Copa do Mundo de 2014, propõe mudanças arquitetônicas em uma extensão de três quilômetros.
Pelas Diretrizes de Desenho Urbano para Orla Central, toda a faixa entre a Usina do Gasômetro até a área do Sport Club Internacional receberá espaços para lazer e esportes, com instalação de equipamentos públicos e privados.
Desenvolvido pelo grupo de trabalho "Orla", da Secretaria do Planejamento, o projeto divide a área em cinco partes e sugere intervenções conforme as características de cada uma, como a construção de caminhos em toda a beira do lago, calçadas, pistas para caminhada, ciclovias e passeios sobre palafitas nas áreas onde há vegetação na margem.
— Esse estudo permitirá a manutenção das características básicas da estrutura da Orla, cujas intervenções terão o papel fundamental de integrar o cidadão com o meio ambiente. Vamos discutir essas diretrizes de forma propositiva — disse Fogaça ao receber o documento, enfatizando que, para viabilizar o projeto, é preciso buscar a liberação de recursos junto ao governo federal.
Passarelas, estacionamentos e quiosques
O estudo prevê passarelas para unir a orla aos parques Marinha do Brasil e Harmonia, além de estacionamentos. Ao final de cada passarela serão construídos restaurantes, bares, quiosques, banheiros públicos e locais para alugar bicicletas. Na foz do arroio Dilúvio, haverá uma marina publica com restaurante e garagem para barcos.
Conforme o projeto, também será instalado um conjunto de equipamentos esportivos: arena multiuso, campo de futebol, quadras para esportes da areia e arvorismo, esporte radical que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores e ultrapassagem de obstáculos como escadas e pontes suspensas.
(Zero Hora, 30/08/2010)