O despacho das usinas termelétricas deve cair de 4 mil megawatts (MW) médios registrados em agosto para 2,5 mil MW médios na primeira semana de setembro. A informação é do ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, que participou hoje da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
Ele afirmou que os principais reservatórios de usinas hidrelétricas, localizados na região Sudeste, estão com nível de água satisfatório. Segundo o ministro, está sendo mantida a média das ultimas décadas, o que possibilita o menor uso de termelétricas.
Zimmermann ressaltou que, com o uso menor de térmicas, o custo da energia no país deve cair, já que a geração hídrica possui um custo menor.
O ministro comemorou o resultado do leilão para contratação de energia de fontes alternativas, realizado na semana passada. Ele destacou o fato de o preço da energia eólica ter caído nos últimos leilões e ter atingido o patamar de R$ 130 por MWh.
"Isso é bastante interessante porque os fabricantes de equipamentos pediam uma política específica para fontes alternativas. Realizamos no ano passado, neste ano e pretendemos realizar novos leilões nos próximos anos", disse o ministro.
(Por Rafael Bitencourt, Valor, 30/08/2010)