A umidade relativa do ar registrada na cidade de São Paulo nesta segunda-feira teve um aumento significativo em relação ao domingo (29). Por volta das 14h, a umidade estava em aproximadamente 65%, sendo que ontem no mesmo horário havia atingido os 25%, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Estudos Espaciais).
De acordo com o órgão, o aumento da umidade foi provocado pela ação de ventos mais úmidos vindos do oceano, gerados com a formação de um ciclone fraco no litoral sul do Rio de Janeiro.
Segundo o Cptec, há uma frente fria sobre o sul de Santa Catarina, que, segundo a previsão, deverá se deslocar para o oceano sem atingir a região Sudeste --por isso a frente fria não atingiu o Estado de São Paulo.
PREVISÃO
De acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Estado de São Paulo deve ter céu claro a parcialmente nublado nesta terça-feira (31), com névoa seca e baixa umidade do ar à tarde. Nas áreas ao leste e sul do Estado, o tempo deve ser nublado com névoa úmida ao amanhecer e névoa seca à tarde. A temperatura máxima fica em 36ºC (oeste) e a mínima em 6ºC (Mantiqueira).
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, nos próximos dias retornam as condições de tempo seco, com temperaturas mais elevadas, podendo chegar aos 31ºC. Os índices de umidade voltam a cair e ficam abaixo dos 30%, caracterizando estado de atenção. A previsão do órgão indica que chuvas mais significativas devem ser registradas na capital apenas na segunda semana de setembro.
(Folha Online, 30/08/2010)