Se depender de um grupo de trabalho (GT Orla) coordenado pela Secretaria do Planejamento de Porto Alegre, a Orla do Guaíba terá uma nova cara até a Copa de 2014. Hoje pela manhã, o prefeito José Fortunati deve receber um conjunto de propostas arquitetônicas e paisagísticas.
O projeto prevê novas opções de lazer no trecho que vai da Usina do Gasômetro até o Estádio Beira-Rio.
– São propostas de caráter sugestivo, envolvendo várias secretarias. O objetivo é a reaproximação com o Guaíba. Resgatar o vínculo histórico da população com o local – informa o secretário Márcio Bins Ely.
Entre as mudanças previstas, estão a construção de pistas para caminhada, ciclovias e passarelas para passeio nas áreas onde há vegetação na margem, além de acessos entre a orla e os parques Marinha do Brasil e Maurício Sirotsky Sobrinho, restaurantes e bares. Por ser uma área procurada para atividades físicas ao ar livre, também consta no projeto locais para aluguel de bicicletas, arena multiuso e campo de futebol.
– A área nunca teve vitalidade, por isso não concordo com o termo revitalização da orla. Fizemos um plano para qualificar urbanisticamente o lugar – diz o arquiteto Marcelo Allet, coordenador do GT Orla.
As obras deverão ser viabilizadas com recursos de emendas da Câmara dos Deputados, que correspondem a R$ 27 milhões, e por meio de parcerias público-privadas (PPPs). Não há previsão para o início dos trabalhos.
(Zero Hora, 30/08/2010)