O primeiro-ministro russo Vladimir Putin considerou nesta sexta-feira (27) "indispensável para a economia a construção de uma autoestrada em uma floresta perto de Moscou, depois que o presidente Dmitri Medvedev suspendeu o projeto para atender A pedidos de ambientalistas.
"É preciso construir esta estrada, que ligará Moscou a São Petersburgo, dois grandes centros da Rússia", disse Putin.
"Sempre há problemas entre desenvolvimento econômico e proteção do meio ambiente", completou, mas em seguida ressaltou que a obra é importante em consequência dos problemas de transporte em Moscou e grandes núcleos urbanos.
"Lamentavelmente, às vezes enfrentamos problemas ecológicos que são explorados em disputas entre empresas rivais", acrescentou.
Mas Putin descartou um conflito com Medvedev.
Medvedev anunciou na quinta-feira (26) a suspensão da construção de um trecho da autoestrada em uma flortesa nas proximidades de Moscou, que gerou uma mobilização sem precedentes da sociedade civil e de opositores do governo.
A defesa da floresta de Jimki (Khimki, no original), ao noroeste de Moscou, se transformou em um símbolo da luta de organizações da sociedade civil contra as autoridades russas.
(Folha Online, 27/08/2010)