A governadora Yeda Crusius instituiu e nomeou ontem a Comissão de Licitação que selecionará a melhor forma de revitalizar o Cais Mauá. As propostas devem ser apresentadas até o final de setembro e, de outubro a dezembro, ocorrerá a habilitação dos interessados. O governo espera que as obras possam começar em meados de 2011 para que estejam concluídas antes da Copa do Mundo de 2014. Com investimentos de R$ 500 milhões, há expectativa de geração de 10 mil empregos diretos e indiretos em quatro anos. O prazo de concessão à empresa vencedora será de 25 anos.
O edital, com 200 páginas, está disponibilizado nos sites www.rs.gov.br e www.sedai.rs.gov.br. O documento estabelece que as construções devem ter altura máxima de 14 metros na área próxima à Usina do Gasômetro e de até 100 metros nas imediações das docas. É proibida a construção de empreendimentos habitacionais no Cais Mauá. Serão mantidos espaços para museus, Feira do Livro e Bienal do Mercosul.
"A revitalização representa a realização de um sonho de décadas", sintetizou Yeda. A governadora ressaltou que a iniciativa representa um passo importante na etapa decisiva de análise das propostas. "Na sequência, começará a etapa que transformará o sonho em realidade", enfatizou ela.
(Correio do Povo, 27/08/2010)