Poluentes orgânicos persistentes (POP´s) se acumulam em tecidos gordurosos de animais e humanos
A Comissão Europeia propôs nesta quinta-feira, 26, alterações ao regulamento europeu sobre poluentes orgânicos persistentes (POPs) para adicionar produtos químicos perigosos para a lista de produtos proibidos ou restritos.
Substâncias que foram adicionadas à regulamentação sobre os POPs já estava muito restrita na UE, uma vez que liberados no meio ambiente permanecem e se acumulam nos tecidos gordurosos dos seres humanos e animais.
A CE disse em um comunicado que a decisão de acrescentar mais quatro produtos químicos faz parte do acordo alcançado na quarta Conferência das Partes da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, que teve lugar no ano passado na Suíça.
Originalmente englobavam os POP apenas os pesticidas, mas após as novas adições incluem também substâncias em produtos de consumo, tais como os sulfonatos de perfluorooctanos, empregados, entre outras coisas, em espumas contra incêndios e fluidos.
A UE recordou que tinha proposto a entrada de mais produtos químicos na lista dos poluentes orgânicos persistentes, e irá promover debates internacionais para proibir mais, como um reflexo da sua vontade de proteger a saúde humana e o ambiente dos poluentes químicos.
(O Estado de São Paulo, 26/08/2010)