Os 34,9 graus registrados em Porto Alegre na segunda-feira não são uma temperatura comum de ocorrer no mês de agosto. O forte calor foi um prenúncio do que está por vir no restante da semana no Rio Grande do Sul. A tendência para os próximos dias é de chuva, inclusive forte, em algumas regiões do Estado a partir de hoje.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a frente fria que chegou ontem ao Rio Grande do Sul e tende a permanecer no Estado nos próximos dias trará, além de chuva, enorme diferença de temperatura entre os extremos do território gaúcho. "Por isso, não se pode dizer que o Rio Grande do Sul terá calor ou frio. As condições térmicas vão variar muito", afirma o boletim da empresa.
A chuva, que ontem se concentrou na Metade Sul, deve atuar mais no Centro do Estado hoje e amanhã, quando o sistema avançará para o Norte. Na sexta, deve recuar mais para o Centro e o Sul gaúchos.
Segundo a MetSul, a fumaça que cobre boa parte do Sul do Brasil não se dissipará. Consequência do grande número de incêndios e queimadas, a qualidade do ar está comprometida em muitas áreas do País. "E se depender do tempo nos próximos dias, as condições seguirão favoráveis a incêndios e mais emissão de fumaça com baixa dispersão de poluentes na atmosfera", observa a MetSul.
Para Porto Alegre, a previsão para hoje aponta o prosseguimento das nuvens que cobriram o céu da Capital durante a maior parte da terça-feira. Deve chover e as temperaturas irão variar entre 15 e 23 graus na cidade. A previsão da MetSul indica que o tempo segue instável amanhã, com muitas nuvens. Mesmo assim, não estão descartados períodos de abertura. A mínima ficará entre 15 e 16 graus, e a máxima, entre 21 e 23 graus.
Conforme o boletim climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que aponta os prognósticos para o clima nos próximos três meses no Rio Grande do Sul, o período será de menos chuva no Estado. Para setembro e outubro, os modelos apontam precipitações pouco abaixo do padrão no Sul e no Oeste. Já em novembro, as chuvas tendem a ficar abaixo da média em todo o Estado.
Em relação às temperaturas, o Inmet indica que haverá uma grande variação nas mínimas nos próximos três meses. Em setembro, a temperatura mínima deve variar, em média, entre nove e 13 graus. Em outubro, ficará entre 10 e 16 graus e, em novembro, entre 11 e 18 graus.
Ontem, a temperatura mínima registrada no Estado foi de 11,5 graus, em Vacaria, e a máxima, de 34, em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros registraram de 18,2 a 28,7 graus.
(Por Claudio Fachel, JC-RS, 25/08/2010)