Ao menos 120 pessoas foram tratadas nesta segunda-feira por uma intoxicação de amoníaco, após um vazamento em um depósito de refrigeração na localidade de Theodore, no Estado americano do Alabama, informaram fontes do serviço de emergência.
As pessoas afetadas receberam atendimento imediato, e 21 deles tiveram de ser levados à unidade de terapia intensiva do Centro Médico da Universidade do Alabama, informou o porta-voz Bob Lowry ao jornal "The Birmingham News".
Outras pessoas foram levadas a cinco hospitais da região com sintomas como dificuldade respiratória, náuseas, coceira na garganta e enjoo.
O vazamento aconteceu em um dos tanques da companhia Millard Refrigerated Services, que utiliza amoníaco no processo de refrigeração em uma planta no Canal Industrial Theodore, ao sul do Condado de Mobile.
Entre 1.500 e 3.000 litros de amoníaco líquido vazaram e afetaram os trabalhadores de Millard e de instalações da British Petroleum (BP).
Os moradores de um raio de 1,6 quilômetros da fábrica tiveram que permanecer em casa enquanto as autoridades analisavam a qualidade do ar, explicou o diretor de operações do serviço de emergências do condado de Mobile, John Kilcullen, à rede de TV americana CNN.
A localidade de Theodore está cerca de 10 quilômetros ao sudoeste de Mobile.
(Folha Online, 24/08/2010)