Até sexta-feira, o Greenpeace Brasil está expondo, no hall de entrada do prédio do Correio do Povo, um material sobre a campanha Greenpeace Proteção dos Oceanos: Entre Nessa Onda. A mostra conta com 16 painéis sobre a biodiversidade dos oceanos e a importância de sua preservação.
A exposição pode ser visitada das 9h às 18h, e conta com um monitor do Greenpeace para prestar esclarecimentos e apresentar o material da entidade. No local, os interessados em se tornar colaboradores voluntários da ONG também podem fazer sua inscrição.
Os oceanos ocupam 71% da superfície do planeta e uma das soluções apontadas para sua conservação é a criação de reservas marinhas. O Greenpeace recomenda que 40% dos oceanos sejam reservas. Um dos objetivos da campanha é forçar a adoção de áreas altamente protegidas - com proibição da pesca marinha - e outras mais flexíveis, onde haja um manejo sustentável dos recursos marinhos.
A entidade também aponta que apenas 0,4% dos mares nacionais estão protegidos em unidades de conservação. Além disso, a ONG defende a criação de uma política nacional de oceanos, chamando toda a sociedade para debater o tema.
(Correio do Povo, 24/08/2010)