A prefeitura fez uma licitação para acelerar o processo de reflorestamento na cidade. Serão gastos R$ 6 milhões para fazer o trabalho em 200 hectares (o equivalente a 200 campos de futebol) até o fim do ano. Ao todo, serão replantadas 3,7 milhões de mudas em 1.500 hectares até 2012. Além das empresas, os programas municipais de recuperação da cobertura vegetal da cidade serão mantidos e vão responder por cem hectares até o fim do ano. Eles foram responsáveis por replantar, desde 1987, dois mil hectares. A previsão da prefeitura é anunciar as vencedoras da concorrência até o fim de agosto.
- A licitação é uma forma nova de convocar empresas para este processo de reflorestamento. Tivemos grande acolhida. Várias empresas compareceram. A iniciativa foi acoplada ao programa de mutirão para acelerar o processo de reflorestamento da cidade - disse o secretário municipal de Meio Ambiente e vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz.
O Rio Capital Verde, nome do programa de reflorestamento, vai plantar 600 hectares em 2011 e a mesma área no ano seguinte. A iniciativa pretende contribuir para que a prefeitura consiga atingir suas metas de redução das emissões de gases do efeito estufa: 8% até 2012, 16% em 2016 e 20% até 2020.
A prefeitura vai dobrar sua capacidade de gerar mudas. Uma usina verde ocupará um milhão de metros quadrados na Colônia Juliano Moreira, com capacidade de um milhão de mudas por ano. Serão investidos R$ 1,7 milhão.
(O Globo, 24/08/2010)