A Operação Centauro Verde realizada ontem pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) prendeu 14 pessoas em seis municípios. Além disso, os policiais militares apreenderam armas e animais. No total, 25 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Ciríaco, Tapejara, Moliterno e Água Santa. A operação envolveu 140 policiais e foram utilizadas 30 viaturas e um helicóptero.
De acordo com o coronel Jorge Luiz Agostini, comandante do CABM, a ação teve o objetivo de coibir os crimes contra a fauna e a flora na região do Planalto. Os policiais apreenderam 60 armas - 26 revólveres, 32 carabinas e duas pistolas, além de 1.100 munições. "É a maior apreensão de armas realizada em uma única operação do Comando Ambiental e uma das maiores da Brigada Militar", comenta. Também foram encontradas dez facas e três motosserras, além de notebooks, 24 telefones celulares, filmadoras, 15 computadores e impressoras.
Os policiais militares localizaram em Passo Fundo quatro papagaios-charão, espécie que está ameaçada de extinção, e 200 galos de rinha. Além disso, quatro veados e uma cutia foram achados mortos. Durante a ação, a CABM também localizou 36 bovinos sem origem identificada, 100 quilos de carne de gado sem procedência, materiais de pesca, diversas armadilhas e 184 galões de agrotóxicos, sendo que alguns litros do produto eram falsificados.
"É permitida a caça esportiva de algumas espécies exóticas, quando o Ibama as define e autoriza por portaria", explica Agostini, acrescentando que a caça é proibida no Brasil. O coronel salienta que o Comando Ambiental está atuando de forma mais preventiva, através do trabalho do setor de inteligência, no lugar de atender apenas a denúncias.
(JC-RS, 24/08/2010)