Atualmente, a empresa Suzano Papel e Celulose tem licença concedida pelo Estado para se instalar no Piauí. O Ministério Público Federal, através do procurador Tranvanvan Feitosa, entrou com uma ação civil pública à Justiça Federal pedindo o embargo nas ações da Suzano no Piauí. O pedido é que a competência para desmatar, explorar e reflorestar em 30 municípios do Piauí seja concedida pela União, através do Ibama.
A legislação afirma que, em áreas de até mil hectares, a competência é do Estado; depois disso, o Ibama é quem deve conceder licenciamento. Neste caso, o Estado dividiu as áreas de atuação da Susano no Piauí em cerca de 30 municípios e, agora, o Ibama está requerendo a autoridade para qualquer tipo de licenciamento. A alegação é de que haverá impacto regional depois das ações de desmatamento e reflorestamento nos Estados do Piauí, Maranhão e Tocantins.
No município de Nazária, por exmplo, há projeto para instalação de uma fábrica da Suzano, que geraria mais de 3.500 empregos diretos e 12 mil indiretos. O Governo já preparou infraestrutura para receber a empresa, como abertura de cursos, capacitação de pessoal, reforço energético e a extensão de trilho para Nazária, com o objetivo de atender o escoamento da empresa.
A assessoria da Suzano Papel e Celulose informou, porém, que a empresa desconhece a ação e não apresentou defesa por não ter sido notificada. "A Suzano cumpre todas as exigências feitas pelo Estado. Já foram apresentados os estudos de impacto e o relatório de impacto ambiental. Todas as exigências foram cumpridas rigorosamente. Mas a instalação da indústria no Estado segue um projeto, um planejamento e não tem possibilidade da empresa deixar de se instalar no Piauí", informou a empresa através da assessoria.
A Suzano papel produz 420 mil toneladas de celulose por ano. A matéria-prima provém de reflorestamentos próprios. Toda a floresta industrial é composta por árvores de eucalipto. A empresa tem atuação destacada nos mercados interno e externo, exportando para cerca de 55 países, nos cinco continentes. A Suzano Papel orienta para uma política ambiental de resultados.
(180 Graus, com informações do Jornal Diário do Povo, 23/08/2010)