O Governo do Estado está intensificado os preparativos para a duplicação da capacidade produtiva da Mina de Candiota, entrando em contagem regressiva para a inauguração da unidade Candiota III - Fase C da Usina Presidente Médici (CGTEE Eletrobrás), no dia 20 de setembro. A Companhia Riograndense de Mineração (CRM), está investindo R$ 80 milhões para aumentar a produção de 1,6 para 3,3 milhões de toneladas/ano, com possibilidade de chegar a 5 milhões de toneladas conforme a produção da usina e a necessidade do setor elétrico nacional.
Nesta semana foram adquiridos dois caminhões rodoviários, no valor de R$ 580 mil cada, que irão atuar no transporte de carvão mineral e de material estéril, compondo a frota da CRM. Ainda no mês de agosto, será entregue um britador primário, que vai integrar a nova planta de britagem. Além disso, deve estar concluída este mês, a ampliação da correia que transporta o carvão por um trajeto de 2,5 quilômetros até a usina, passando de 600 para 900 toneladas/hora de capacidade. Também está em fase final a modernização da Dragline, principal equipamento da Mina de Candiota, com o motor reformado, nova caçamba e substituição dos componentes analógicos por tecnologia digital.
O diretor presidente da CRM, Telmo Kirst, ressaltou as próximas ações que deverão ocorrer no local e destacou que a exploração do carvão é fonte de renda e base da economia das comunidades onde acontece a mineração. "Teremos ainda pela frente a reforma da rede elétrica da Mina de Candiota, a conclusão da pavimentação do pátio de serviço, para facilitar a circulação de veículos médios e pesados, e a construção de um sistema de captação das águas das chuvas para utilização na lavagem dos equipamentos, oficina e serviços gerais de limpeza", explicou.
(Governo do RS, 21/08/2010)