A comitiva do Governo do Estado cumpriu agenda, nesta sexta-feira (20), em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, onde reuniu-se com autoridades, representantes setoriais, Coredes e comunidade. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais, Josué Barbosa, esteve reunido com integrantes da cadeia produtiva do fumo para debater ideias e soluções que atendam as necessidades do setor. Em seguida, vistoriou as obras de instalação da nova unidade da empresa Philip Morris Brasil.
Em estágio avançado, as obras contam com investimentos de R$ 113,5 milhões e estão instaladas em 40 mil m² de área construída. A relocação vai manter os 1,2 mil empregos, com possibilidades de aumento de postos de trabalho com a conclusão da unidade. "Fica evidente a vocação da região na produção fumageira. Esse investimento de vulto da Philip Morris reafirma a atividade produtiva, e é garantia de absorção da produção local de tabaco," afirmou o secretário. O investimento demonstra que a companhia planeja concentrar suas operações em uma única unidade, no distrito industrial de Santa Cruz do Sul, onde já estão localizados os processos de manufatura do tabaco.
A Philip Morris além de produzir cigarro para o mercado interno, processa folhas de tabaco para exportação. Josué Barbosa, destacou, ainda, o atendimento das demandas do Corede Taquari e do Comude, e a ampliação do programa Redes de Cooperação na região, reivindicações resultantes da Consulta Popular. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 250 Redes de Cooperação constituída com 5,6 mil empresa envolvidas e geração e manutenção de 61,1 mil postos de trabalho.
Geração de empregos
De acordo com dados do Ministério do Trabalho, foram geradas 9.669 vagas de emprego em julho no Rio Grande do Sul. O crescimento foi de 0,42% em relação a junho, em função da alta nos setores de serviços, indústria de transformação, construção civil e comércio. Para o Estado, este foi o melhor desempenho para o mês de toda a história do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Entre janeiro e julho deste ano, a criação de vagas superou as demissões em 114.323 postos, 5,21% a mais que 2009.
(Governo do RS, 21/08/2010)