Para conscientizar a população sobre os males que o tabaco traz à saúde, a exemplo do câncer de pulmão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza até o dia 03 de setembro, a Semana Nacional de Combate ao Fumo. A ação, que teve início nesta quinta-feira (19), em Teotonio Vilela, está sendo promovida pela Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo, e irá contar com atividades em diversos municípios alagoanos.
Este ano a Campanha Nacional de Combate ao Fumo terá como tema 'Mulher, você merece algo melhor que o cigarro'. Isso porque, o Ministério da Saúde (MS) aponta que a mulher tornou-se um dos alvos prediletos de campanhas patrocinadas pela indústria do tabaco, que passou a divulgar o cigarro como símbolo de emancipação e independência.
Essa realidade, ainda de acordo com o MS , fez aumentar o índice de mulheres que fumam durante a gravidez. Realidade que se deve ao fato de as futuras mamães parecerem estar desinformadas sobre os sérios riscos que os bebês correm quando eles fazem uso do tabaco.
Programação - De acordo com a programação elaborada junto as Secretarias de Saúde Municipais, de 23 a 27 deste mês as ações irão se concentrar em Anadia, Cajueiro, Campo Grande, Chã Preta, Colônia de Leopoldina, Feira Grande, Flexeiras, Jequiá da Praia, Maceió e Maragogi.
De 24 a 26 de agosto as atividades serão realizadas em Messias e no dia 29 de agosto será a vez Marechal Deodoro, Olho D?Água Grande, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pindoba, São José da Laje, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos.
Entre as ações programadas, de acordo com a coordenadora Estadual de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, estão palestras, panfletagens, apresentações culturais, caminhadas, exposições, debates e a realização de concursos de cartazes, paródias, poesias e artigos sobre os males do tabagismo. "A indústria do tabaco tem evidenciado que fumar é algo que aumenta a liberdade e, como as mulheres lutam pela igualdade de gêneros, temos que conscientizá-las que fumar não as emancipa, mas compromete sua saúde e a de seus filhos", frisou.
Histórico - O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 através da Lei Federal nº. 7.488, com a finalidade de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco. O tabagismo é um fator de risco para mais de 50 doenças e é responsável pelo registro de cinco milhões de mortes que acontecem anualmente no mundo, sendo 200 mil no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como a segunda maior causa de mortes de fumantes ativos e a terceira de fumantes passivos. Uma das lutas dos gestores de saúde em todo o mundo é o cumprimento do artigo 8 da Convenção Quadro de Controle para o Tabaco, que se reporta à Lei dos Ambientes 100% Livres do Fumo.
(Primeira Edição, 20/08/2010)