A ONG Chicote Nunca Mais está cadastrando pessoas que tenham interesse em serem tutores de cavalos de carroça de Porto Alegre. A entidade retira do abrigo da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) os animais recolhidos nas ruas por maus-tratos. Atualmente 90 cavalos estão num abrigo mantido pela empresa, localizado na estrada Chapéu do Sol, 2400.
Segundo a presidente da ONG, Fair Soares, todas as pessoas que possuem um sítio ou fazenda e tenham interesse em cuidar de cavalos podem realizar a tutela. "Elas devem fazer um cadastro no nosso site e vamos liberar a tutela à medida que retiramos os cavalos do abrigo", explicou. O site para cadastro é www.chicotenuncamais.org.
A entidade entrega os cavalos para quem realmente demonstra interesse. Caso o tutor tenha dificuldade para os cuidados necessários ao animal, a ONG ajuda com atendimento veterinário. "Os cavalos precisam de um tutor de bom coração", frisou Fair.
A presidente salientou que os cavalos não podem ser usados para nenhuma prática de esporte e em tração de charretes. "Além disso, não está liberado o uso das fêmeas para reprodução", disse. Apenas é permitido que o cavalo seja montado para fins de passeio.
O fiscal de Trânsito da EPTC, responsável pelo abrigo de animais, Paulo Dorneles, relatou que um cavalo, pelo menos, é retirado das ruas diariamente. Porém, não há acúmulo no número de animais. "Os donos que, muitas vezes, perdem seus cavalos acabam procurando os abrigos para recuperá-los", salientou.
(Correio do Povo, 19/08/2010)