A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) assina amanhã (20) termo de compromisso ambiental para o repasse de um milhão de mudas de árvores nativas para a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro). A assinatura do termo, que integra o Projeto Árvore é Vida, será realizada a partir das 10h, no salão nobre da Prefeitura de Santana do Livramento, na rua Rivadávia Corrêa, nº 858, durante a assembléia geral da Amfro. O diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Rafael Ferreira, representará o secretário do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, na assinatura do documento. Com o acerto, o Estado, por meio da Sema, vai superar a meta de plantar dois milhões de mudas de árvores até dezembro próximo e até outubro de 2011 terá alcançado o plantio de 3 milhões de mudas de árvores plantadas em matas ciliares no Rio Grande do Sul.
O Árvore é Vida foi idealizado pela diretoria de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e encampado pela Sema, que doa as mudas através de convênios firmados com associações de municípios. O programa - inédito em quantidade de mudas plantadas no Rio Grande do Sul - visa recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas do Rio Grande do Sul. Apesar de serem protegidas por lei, as matas ciliares não foram poupadas da degradação ao longo dos anos e a sua importância na conservação da biodiversidade pede ações que busquem reverter a atual situação, como o projeto Árvore é Vida.
A Secretaria firmou dois convênios com a Amaja (Associação dos Municípios do Alto Jacuí) para o repasse de 600 mil mudas de árvores, sendo que 300 mil já foram plantadas. Com a Amzop (Associação dos Municípios da Zona de Produção) a Secretaria conveniou para repassar 480 mil mudas (destas 400 mil já foram plantadas e 80 mil serão plantadas até outubro próximo). Já com a Amau (Associação dos Municípios do Alto Uruguai) foi feito convênio para o repasse de 380 mil mudas (163 mil já foram plantadas e 220 mil devem ser plantadas até outubro de 2011). Além disso, a Sema fez um convênio com a Fetag para o repasse de 350 mil mudas, sendo que 160 mil já estão plantadas e outras 220 mil serão plantadas até outubro de 2011. Apenas com os convênios com a Amaja, Amzop, Amau e Fetag, segundo o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Rafael Ferreira, a Sema soma um total de 1,810 milhão de mudas conveniadas, quantia esta que representa 3.800 hectares de mata nativa recuperados na beira de rios do Estado.
(Por Jornalista Maria Cláudia Vasconcellos, Sema, 18/08/2010)