O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) abriu esta semana mais dois novos postos do Projeto de Entrega de Óleo de Fritura (PEOF). Em três anos de trabalho (desde julho de 2007), foram recolhidos 435 mil litros de óleo de cozinha usado. Até o fim do ano a meta do DMLU é chegar aos 500 mil litros. "É uma meta realista”, garante a coordenadora do projeto, engenheira Mariza Power Reis.
Os dois novos postos ficam no bairro Cidade Baixa: Departamento de Esgotos Pluviais (rua Lima e Silva, 972) e Senac Informática (avenida Venâncio Aires, 93). Agora já são 148 postos espalhados pela cidade. A listagem completa, com endereços e horário de funcionamento, está à disposição no site do DMLU. Informações: 3289-6904.
Segundo dados do Dieese (2007), cada habitante de Porto Alegre consume, em média, um litro de óleo de fritura por mês. A maior parte desse consumo fica com grandes geradores, que vendem o óleo usado para indústrias de reaproveitamento. A estimativa é de que 25% desse óleo (350 mil litros) era descartado em pias ou vasos sanitários, indo poluir redes de esgoto, arroios e, em última análise, o Guaíba. Seriam 11,7 mil litros de óleo por dia. “Basta lembrar que um litro de óleo polui um milhão de litros de água”, destaca a engenheira Mariza Reis. Atualmente, cerca de 14 mil litros de óleo usado são recolhidos mensalmente nos postos do DMLU pelas quatro empresas de reaproveitamento conveniadas.
A Celgon de Alvorada usa esse o resíduo como gerador de energia em suas caldeiras; a Faros de Cruzeiro do Sul utiliza como base para produção de ração animal, e a Oleoplan de Veranópolis e a Ecológica de Guaíba desenvolvem biodiesel.
(Prefeitura de Porto Alegre, 18/08/2010)