Um aumento dramático na temperatura das águas na Indonésia resultou em um grande evento de branqueamento que devastou as populações locais de corais, segundo um relatório da ONG Wildlife Conservation Society.
As pesquisas iniciais da ONG revelaram que mais de 60% dos corais da província de Aceh no norte da Ilha de Sumatra sofreram branqueamento, que ocorre quando as algas vivendo dentro dos tecidos dos corais são expelidas. Isto é resultado do stress desencadeado por fatores ambientais como as flutuações na temperatura da superfície do oceano, explica a WCS.
Alguns corais podem vir a se recuperar com o tempo, porém muitos morrem.
De acordo com monitoramentos dos Ecólogos Marinhos James Cook da Universidade da Austrália e Syiah Kuala da Universidade da Indonésia até 80% de algumas espécies morreram desde as primeiras análises e mais colônias devem desaparecer nos próximos meses.
Dados do site Coral Hotspots da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), demonstram que as temperaturas não só da região mas ao longo de todo o Mar de Andaman, que além de partes da Indonésia abrange Sri Lanka, Tailandia e Malásia, atingiram o pico em maio com 34ºC, um aumento de 4 ºC em relação às médias de longo prazo. Outros eventos de branqueamento foram registrados nos demais países.
“É um acontecimento decepcionantes, especialmente face ao fato que estes mesmos corais se mostraram resilientes a outros distúrbios neste ecossistema, incluindo o tsunami no Oceano Indico de 2004”, comentou o diretor do Programa Marinho da WCS Indonésia Stuart Campbell.
(Por Fernanda B. Mûller, Carbono Brasil, 18/08/2010)