O governo escocês revelou nesta ter terça-feira (17) que está negociando com a gigante de energia Statoil, da Noruega, para construir a primeira fazenda eólica flutuante do mundo na costa da Grã-Bretanha.
A Statoil está testando atualmente protótipos das turbinas flutuantes a 10km da costa da Noruega e com o sucesso desses testes já convidou interessados na tecnologia a se tornarem parceiros.
As conversas com o governo escocês já estariam bastante avançadas e o próprio primeiro-ministro Alex Salmond se mostra entusiasmado com as possibilidades.
“Essa parceria pode empurrar as fronteiras da geração de energia eólica para muito além do que temos hoje, transformando os oceanos em uma grande esperança para o desenvolvimento das fontes limpas”, afirmou Salmond.
As tradicionais turbinas eólicas instaladas no leito dos oceanos tem justamente na sua fundação boa parte de seu custo e de seu impacto ambiental. Se for mesmo possível instalar as turbinas sobre plataformas flutuantes, isso praticamente resolveria problemas de preço e de resistência de ambientalistas.
“Os testes que fizemos estão indo muito bem até agora. Nós agora estamos buscando maneiras de reduzir os custos e melhorar a eficiência”, explicou um porta-voz da Statoil
(Por Fabiano Ávila, Carbono Brasil, 18/08/2010)