Com menos de um minuto e meio para se apresentar ao eleitorado, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, escolheu falar, em seu primeiro programa de TV, da sustentabilidade e dos problemas que o homem vem causando ao planeta nos últimos 50 anos. Com a ajuda de imagens que pareciam tiradas de documentários sobre a vida selvagem, a candidata reforçou sua tese, de que é possível aliar desenvolvimento e proteção à natureza. Somente ao final de seu programa é que ela aparece, bem rápido, para dizer seu nome e contar que é candidata ao Palácio do Planalto.
Para o correligionário Fernando Gabeira (PV-RJ), que concorre ao governo do Rio de Janeiro, Marina acertou em dedicar sua estreia no programa eleitoral gratuito a alertar que a ação do homem tem ocasionado o aquecimento global. O efeito estufa causará o aumento do nível do mar, problema que acabará afetando cidades da costa, como Recife, Rio e Florianópolis. "Eu acho uma boa ideia falar sobre desenvolvimento sustentável logo no primeiro programa. Eu também estou fazendo isso no meu. Estou trabalhando na questão dos desastres naturais e nas consequências que eles trazem para as pessoas mais pobres. As pessoas estão sentindo os efeitos", disse Gabeira.
Marina visitou ontem uma favela localizada na divisa das cidades de São Paulo e Diadema. Ela criticou a falta de políticas públicas no país voltadas para saneamento básico.
(Correio do Povo, 18/08/2010)