Candidato do Partido Verde (PV)ao Palácio Piratini, Montserrat Martins visitou ontem a sede do RecSul no bairro Moinhos de Vento e entregou seu plano de governo ao presidente do Grupo Record RS, Natal Furucho. Acompanhado por sua candidata a vice-governadora, Doris Schlatter, e pelo candidato do PV ao Senado, Marcos Monteiro, Montserrat explicou quais são as propostas do PV, qual será o centro do programa de seu governo e quais as ações pretendidas para áreas-chave como saúde, educação e segurança, temas considerados prioridades para a população. "Nosso plano de governo é pela sustentabilidade. Pretendemos tornar o Rio Grande do Sul um polo de tecnologias limpas", resumiu o candidato.
De acordo com Montserrat, a utilização de tecnologias limpas de produção é uma tendência global que permitirá à economia gaúcha se beneficiar com a redução do passivo ambiental. "O RS pode e deve dar o exemplo. Temos projetos de extrema qualidade", avaliou o candidato durante a visita.
Ele informou ainda que um governo do PV prevê a oferta de incentivos específicos para as empresas que utilizarem as tecnologias limpas. Além do que denomina de preservação do ambiente físico, o PV, em seu programa, trata do chamado ambiente humano, que inclui as políticas a serem desenvolvidas para as áreas de saúde, educação e segurança. Esses movimentos preveem ações com "visão antecipatória dos problemas", o que significa prioridade à prevenção.
(Correio do Povo, 18/08/2010)