Em maio a prefeitura deu início às obras de limpeza dos Arroios Bagé, Tábua e Perez. Os trabalhos duraram cerca de um mês. O próximo passo é o plantio de árvores nativas nas margens desses arroios, que deve ocorrer em setembro, durante a Semana da Primavera.
A limpeza dos arroios que cortam a zona central da cidade foi realizada através da retirada da vegetação e da sujeira do meio dos canais, com a finalidade de dar vazão à água, principalmente a do arroio Bagé. O coordenador de controle ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rui Garrastazu, conta que o plantio às margens dos arroios deve acontecer de 21 a 25 de setembro, quando é comemorada a Semana da Primavera.
Os primeiros três locais que receberão as espécies nativas serão as proximidades da rua 20 de Setembro, da Panela do Candal e entre os quartéis. Nesses pontos, as margens receberão exemplares de árvores nativas e até mesmo frutíferas como, por exemplo, a pitangueira, o araçá e o guabijú. O objetivo, diz o coordenador, é reinstalar a mata nativa nesses locais, assegurando a estabilidade das cabeceiras e promovendo a sustentabilidade do meio ambiente.
Rui Garrastazu enfatiza que o plantio de diversas espécies começa na Semana da Primavera, mas deve se estender durante todo o ano. “O plantio será contínuo”, encerrou.
(JOrnal Minuano, 18/08/2010)