Enquanto se desenvolve a base de construção para sediar a primeira etapa de edificação do complexo de geração eólica do Cerro Chato, pela Eletrosul e seus parceiros, Santa Rita e Arteche, os olhos do setor começam a se voltar para a próxima semana, quando, segundo o Ministério das Minas e Energia, os novos leilões serão realizados. Dias 25 e 26 deste mês de agosto. Os empreendimentos que participarão dos certames gerarão energia elétrica a partir de centrais eólicas, termelétricas movidas à biomassa (bagaço de cana-de-açúcar, resíduos de madeira e capim-elefante) e pequenas centrais hidrelétricas.
A Eletrosul estava formatando parcerias entre entes privados para implementar projetos de energia eólica inscritos nos leilões de reserva e de fontes renováveis, marcados para 25 e 26 de agosto. A subsidiária da Eletrobras tem cinco empreendimentos cadastrados, soman 41MW em capacidade instalada. As usinas Galpões (8MW), Cerro dos Trindade (8MW), Ibirapuitã (8MW), Cerro Chato IV (8MW) e Capão do Inglês (9MW) estão todas localizadas em Sant’ Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul.
Findou no último 30 de julho o prazo para as empresas interessadas responderem à chamada pública da estatal. A Eletrosul deixa claro que poderá, antes ou depois do leilão, ceder parcialmente sua participação nos empreendimentos a qualquer empresa do Sistema Eletrobras.
Para o Leilão de Reserva, que ocorrerá nos dias 25 e 26 deste mês, 366 usinas obtiveram habilitação, totalizando 10.745 megawatts (MW) de potência instalada. No caso do Leilão de A-3, que ocorrerá no dia 26 de agosto, 368 empreendimentos foram tecnicamente habilitados, somando 10.415 MW de capacidade. É importante observar que a maior parte dos projetos habilitados tecnicamente pela EPE poderá participar dos dois Leilões. Os empreendedores habilitados tecnicamente pela EPE tiveram que efetuar, nos dias 12 e 13 de agosto, o depósito das garantias de participação junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, a fim de confirmar presença nos leilões.
(A Platéia, 18/08/2010)