No encontro, promovido pela Associação Brasileira de Ecologia, Prevenção a Poluição e Defesa Civil (ABEPPOLAR Ecologia), marcando seus 44 anos de fundação, o Prof. Dr. Augusto José Pereira Filho - coordenador do Laboratório de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP - explanará sobre o que vem provocando tantas alterações de temperatura, umidade e mesmo nas condições do tempo.
O dr. Pereira Filho - representante brasileiro na XV Conferência mundal da International Union of Air Pollution Prevention and Environmental Protection Associations (setembro, no Canadá), demonstrará que vêm se confirmando as previsões manifestadas em outros encontros promovidos pela ABEPPOLAR na USP nos últimos 3 anos; quando já antevia a situação atual, e adiantará aos presentes quais as tendências para o clima nos próximos anos.
Nas aulas da API, o Professor dedicará sua atenção para a Grande São Paulo - a maior conurbação dom País, com 39 municípios, onde vivem mais de 18 milhões de pessoas.
Para o presidente da Abeppolar Ecologia, Randolpho Marques Lobato, os reflexos na mudanças climáticas numa região metropolitana como a paulista causam inúmeras consequências econômicas, sociais e estratégicas : "Além de termos que gerar boa parte do PIB brasileiro na Grande São Paulo, há que se prover a região com água, energia, transportes e infraestrutura.Mudando o clima, muda tudo, com profundas alterações globais e severas consequências" - analisa.
O Seminário será aberto a todos os interessados, que receberão Certificado de Participação avalisado pelas entidades promotoras.