A Inovatech Engenharia, consultoria líder do Referencial Técnico AQUA, que certifica construções sustentáveis, e detém 55% dos empreendimentos com esta certificação, obteve um crescimento de 100% este ano em relação ao seu faturamento bruto.
Segundo Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech, esse crescimento está ocorrendo porque os investidores estão percebendo que a construção sustentável já é uma realidade e representa um grande diferencial para os empreendimentos imobiliários. “As empresas que buscam os serviços da Inovatech têm, entre os seus clientes, consumidores que percebem a sustentabilidade como valor agregado”, explica.
Para ele, o mercado consumidor valoriza cada vez mais a sustentabilidade, elegendo produtos que não causam danos ao meio ambiente e preferindo os empreendimentos com soluções construtivas sustentáveis.
Em função disso, a Inovatech, que nasceu como gerenciadora de obras de luxo, resolveu concentrar sua operação na área de certificação ambiental de empreendimentos. “Estamos fazendo uma mudança qualitativa”, explica Ferreira, que tem investido sistematicamente em inovações e na contratação de uma equipe de elevado nível técnico. Em relação a 2008, hoje triplicamos o número de funcionários na área de consultoria em construções sustentáveis.
Com uma visão de inovação constante, a Inovatech vem buscando sempre novos conhecimentos, tecnologias e tendências. Em função disso, Ferreira viaja a cada 2 ou 3 meses para participar de eventos internacionais na área. E foi por causa desse dinamismo que a empresa se envolveu no desenvolvimento do Processo AQUA, acompanhando desde o início as equipes de estudo que fizeram intercâmbio com a França, durante a edição de 2007 da feira Batimat, em Paris. Lançado em abril de 2008, o Referencial AQUA é uma adaptação da norma francesa de sustentabilidade HQE para empreendimentos sustentáveis. O desenvolvimento do referencial foi gerenciado por professores da Fundação Vanzolini (Poli-USP) e adaptado à realidade brasileira.
Com a finalidade de atender o segmento de edifícios existentes, a Inovatech sugeriu à Fundação Vanzolini – detentora da Certificação AQUA - a criação de uma certificação AQUA voltada para reabilitação e reforma de edifícios. Tendência nas grandes cidades mundiais, o retrofit com preocupações sustentáveis já recuperou diversos prédios em Paris e em Londres, e chega ao Brasil com força, e deverá em breve promover a reabilitação de edifícios históricos para uso comercial.
Além de líder no Certificado AQUA, a Inovatech oferece soluções completas para construção sustentável, incluindo simulação computacional para redução de consumo de energia e água,sempre colocando seus clientes em contato com o que há de mais inovador no mercado .
Engenheiro civil formado pela Poli-USP, Luiz Henrique criou o projeto CASA AQUA (www.casaaqua.com.br), uma mostra das soluções e vantagens de sustentabilidade, baseada no Processo AQUA para residência de todos os portes. Na feira Ambiental Expo 2010, em São Paulo, apresentou um protótipo em tamanho real da CASA AQUA na versão popular e, na Feicon 2009, também em São Paulo, um modelo voltado para a classe média, com dois andares.
A Inovatech tem acumulado um amplo portfólio na consultoria para Certificação AQUA, com clientes como Leroy Merlin; FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo); e Natura, com a Escola Superior de Conservação e Sustentabilidade – ESCAS, em Nazaré Paulista (São Paulo). Integrando o projeto e obra, a Inovatech também já realizou projetos para a Cia Vale do Rio Doce e Odebrecht.